Como reduzir os níveis de colesterol

Como reduzir os níveis de colesterol

Se você está com os níveis de colesterol elevados, provavelmente se pergunta como baixa-los com simples mudanças de hábito que podem ser adotadas em sua alimentação e estilo de vida e naturalmente conseguir atingir o nível de colesterol recomendado.

Você ficará feliz em saber que existem muitas maneiras de reduzir os níveis de colesterol.

O que devemos considerar antes de tentar baixar o colesterol naturalmente:

Os níveis de colesterol são importantes porque, se elevados, tornam-se um dos fatores de risco de doenças cardíacas, embora existam vários outros fatores e talvez você tenha que enfrentar estes outros para reduzir o risco como um todo.

Sendo assim, é uma boa ideia, caso ainda não tenha feito, marcar uma consulta para verificar seus níveis de colesterol e falar com um médico sobre suas opções. Conhecer seus níveis de colesterol e definir uma meta realista pode ajudar a mantê-lo motivado, o que é importante ao manter uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável.

Mudar a alimentação é uma maneira natural de baixar o colesterol

Sua alimentação pode fazer uma diferença real nos seus níveis de colesterol. Duas coisas que podem influenciar: substituir a gordura saturada “ruim” por gordura insaturada “boa” na dieta e comer alimentos com fitoesteróis – o que já está comprovado que pode reduzir o colesterol, como parte de uma alimentação variada e equilibrada incluindo muitas frutas, legumes e um estilo de vida saudável.

1. Troque a gordura ruim pela gordura boa para baixar o colesterol

Substitua alimentos ricos em gorduras saturadas como salsichas, alguns tipos de biscoitos, laticínios integrais e carnes gordurosas por alimentos que tenham gorduras insaturadas (mono e poli-insaturadas), ou opte por alimentos com teor de gordura reduzida, como queijos e iogurtes light, cremes vegetais e carnes magras.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a seguir uma alimentação equilibrada para baixar o colesterol :

  • Durante as compras, troque alimentos ricos em gordura saturada por alternativas com teor reduzido de gordura (saturada) ou aqueles ricos em gordura insaturada. Leia os rótulos dos alimentos e inclua no seu carrinho do mercado: óleos vegetais como o de girassol ou canola, castanhas, peixes e cremes vegetais.
  • Opte por carnes magras, sempre que possível, e aumente a frequência de consumo de aves e peixes.
  • Evite fritar os alimentos; dê preferência aos alimentos preparados no vapor, grelhados ou cozidos.
  • Coma pequenas porções de castanhas e sementes (sem sal) no lugar de um pacote de salgadinhos ou bolachas.
  • Confira a seção de receitas do nosso site site para ideias de cardápios.

2. Tente variar sua alimentação o máximo possível

Uma alimentação equilibrada inclui muitos tipos diferentes de alimentos. A recomendação geral é de incluir cinco ou mais porções de frutas e legumes por dia. Quanto mais cores você incluir no seu prato, maior variedade de nutrientes estará consumindo!

3. Introduza fitoesteróis na sua alimentação

Comer alimentos com fitoesteróis é uma maneira eficaz de baixar o colesterol. Troque sua manteiga ou margarina pelo creme vegetal Becel Pro-Activ, que contém este ingrediente.Os fitoesteróis ajudam a reduzir a absorção do colesterol. E o consumo diário de 1,6g de fitoesteróis pode baixar o colesterol em até 15% em 3 semanas, se consumidos como parte de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis*. Os resultados individuais podem variar.

Mudanças no estilo de vida para baixar o colesterol naturalmente

Existe uma relação entre o excesso de peso ou obesidade e o nível elevado de colesterol LDL (ou "mau" colesterol) e níveis mais baixos do "bom" colesterol HDL. Junto com uma alimentação equilibrada, fazer exercícios pode ajudar a manter o peso.

É mais simples do que você imagina incluir os 150 minutos recomendados de exercício por semana, mesmo para aquelas pessoas que trabalham a maior parte do dia sentadas. Outro fator que deve ser considerado em qualquer estilo de vida saudável é o bem-estar geral, diminuindo o estresse e dormindo o suficiente. Sempre busque acompanhamento de um profissional especializado no momento de iniciar a prática de exercícios físicos.

1. Encontre maneira de reduzir o estresse e fazer exercícios

  • Subir as escadas ao invés de ir pelo elevador. 
  • Tente um ou mais destes treinos de 10 minutos por dia.
  • Reserve 15 a 30 minutos por dia para meditação ou reflexão pessoal.
  • Vá para o trabalho a pé ou de bicicleta, ao invés de carro ou ônibus.
  • Pense no exercício como um novo passatempo, algo que estimule você. Corrida, caminhada, hidroginástica, voleibol ou mesmo ginástica artística, se você achar que é divertido, será mais fácil se manter motivado.
  • Tenha uma rotina para dormir, com uma hora para deitar e rituais de relaxamento.

2. Busque ajuda para parar de fumar e limite o consumo de álcool

Se você quiser saber mais, mas ainda não faz ideia sobre como começar, consulte seu médico, que pode passar informações personalizadas sobre como diminuir o seu colesterol. Eles estão repletos de ideias práticas para ajudar você a descobrir como baixar o colesterol e a ter um estilo de vida mais saudável. Por que não começar hoje mesmo?

O colesterol alto é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Existem muitos fatores de risco para doenças cardíacas, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

Substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas na alimentação demonstrou reduzir o colesterol no sangue.

* O colesterol elevado é um fator de risco para desenvolver doenças cardíacas cardiovascular. Para isso, são múltiplos fatores de risco e a alteração de um desses fatores pode ou não pode ter um efeito benéfico.

*1,6 gramas de fitoesteróis: 20 gramas de Becel Pro-Activ (duas colheres de sopa)

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