O que são os fitoesteróis?

Como o ProActiv funciona

Os fitoesteróis são substâncias naturalmente presentes em alguns alimentos, cujo efeito na redução do colesterol já foi comprovado em mais de 50 estudos. Eles são encontrados em pequenas quantidades em óleos vegetais, castanhas, sementes, grãos, frutas e legumes. Porém, justamente por estarem presentes em quantidade pequenas, seria necessário consumir uma quantidade muito grande de frutas e legumes para atingir a quantidade recomendada de fitoesteróis. Por isso, há alimentos que tem adição de fitoesteróis, para que seja mais fácil atingir a quantidade recomendada, como é o caso do creme vegetal Becel Pro-Activ.

Para aqueles interessados em baixar o colesterol para o nível recomendado, além de consumir alimentos com fitoesteróis, adotar uma alimentação equilibrada e variada e substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas* é essencial.

Quais são as vantagens de utilizar Becel Pro-Activ para reduzir o colesterol?

Becel Pro-Activ fornece, em 2 colheres de sopa (20g) 1,6g de fitoesteróis. O consumo diário desta quantidade ajuda a reduzir a absorção do colesterol e pode baixar o colesterol em até 15% em 3 semanas, se consumida como parte de uma alimentação e estilo de vida saudáveis.

Para consumir essa mesma quantidade de fitoesteróis, seria necessário comer, diariamente 340 tomates ou 66 laranjas, por exemplo.

Qual é a quantidade necessária de fitoesteróis a ser consumida para ajudar a reduzir o colesterol?

Já está comprovado que o consumo diário de 1,6g de fitoesteróis pode baixar o colesterol em até 15% em 3 semanas, se consumidos como parte de uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável.

Maneiras simples de saborear Becel Pro-Activ e ajudar a reduzir o colesterol

  • Saboreie seu creme vegetal sobre uma torrada integral no café da manhã.
  • Use o creme vegetal em um sanduíche, junto com o seu recheio favorito.
  • Pique ervas finas e misture com nosso creme vegetal para obter um molho saboroso que derrete sobre uma massa de grãos integrais.
  • Passe o creme vegetal nas batatas assadas para derreter antes de acrescentar seus recheios favoritos, que sejam nutricionalmente equilibrados.
  • Bata um pouco do creme vegetal com batatas, batatas doces ou mesmo abóboras cozidas para preparar um purê cremoso.
  • Você também pode incluir Becel Pro-Activ em sua alimentação com uma das receitas balanceadas deste site. Entre as receitas favoritas, estão pãezinhos de queijo para o café da manhã, e nosso creme de aspargos com nozes para o prato principal.

Informações importantes sobre a linha Becel Pro-Activ

  • Alimentos enriquecidos com fitoesteróis combinam muito bem e podem fazer parte de uma alimentação equilibrada bem diversificada.
  • Os fitoesteróis não eliminam a necessidade de uma alimentação variada e balanceada, e não são capazes de “compensar” uma alimentação desbalanceada.
  • Existem formas complementares, e importantes, de reduzir o colesterol: substituir a gordura saturada pela gordura insaturada em sua alimentação e manter um peso adequado.
  • Descobrir se o seu colesterol está acima do nível recomendado agendando um teste com um profissional de saúde. Eles também serão capazes de dar conselhos individuais sobre alimentação e estilo de vida.

Eu posso tomar fitoesteróis se já tomo estatinas?

As estatinas são agentes hipolipemiantes que exercem seus efeitos através da inibição da HMG-CoA redutase, enzima fundamental na síntese do colesterol, daí sua popularidade no tratamento do colesterol alto.

Se você toma estatinas, os fitoesteróis podem oferecer benefícios adicionais para reduzir o colesterol. Na realidade, como cada um desses métodos reduz o colesterol de forma diferente e o efeito combinado é cumulativo. Para orientações sobre como combinar medicamentos que reduzem o colesterol e a linha Becel Pro-Activ, consulte seu médico.

Os fitoesteróis apresentam efeitos colaterais comprovados?

Não existem efeitos colaterais comprovados associados ao uso de fitoesteróis. Estudos abrangentes mostram que eles são seguros e benéficos para a grande maioria dos consumidores.

No entanto, os fitoesteróis podem não ser nutricionalmente apropriados para gestantes, lactantes ou crianças menores de cinco anos. Quando você decide reduzir seu colesterol, você sempre deve buscar orientações com um profissional de saúde, inclusive sobre quaisquer mudanças em sua alimentação.

E qual a recomendação sobre suplementos com beta-glucana para reduzir o colesterol?

As beta-glucanas, encontrados na aveia e cevada, demonstraram ajudar a reduzir o colesterol do sangue. O consumo diário de 3 g de beta-glucana da aveia ou cevada seria a quantidade necessária, o que para algumas pessoas é fácil conseguir através do consumo de mingau de aveia, cereais e diversos outros alimentos integrais. Também é possível associar suplementos a essa alimentação.

Existem outras formas de reduzir o colesterol, assim como os alimentos com fitoesteróis?

Existem muitas formas simples de ajustar sua alimentação e estilo de vida para ajudar a reduzir seu colesterol! Neste site, você encontra diversas sugestões. Dê o primeiro passo para melhorar a saúde do seu coração hoje mesmo!

*Substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas na alimentação demonstrou reduzir o colesterol no sangue. O colesterol alto é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Existem muitos fatores de risco para doenças cardíacas, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

TOP