Como ter um coração saudável

Como ter um coração saudável

Você pode cuidar do seu coração de muitas formas diferentes, desde manter uma alimentação equilibrada até deixar de ter alguns hábitos prejudiciais.

Aqui você encontra algumas sugestões das mudanças na alimentação e no estilo de vida que você pode colocar em prática a partir de hoje para fazer a diferença.

Como manter um coração saudável: 10 dicas

  1. Mantenha-se ativo.

    A prática de exercícios é muito importante para manter a saúde do coração, ajudando a aumentar o nível de colesterol "bom" HDL no sangue. Para manter o coração em boa forma, é recomendado fazer 30 minutos de atividade aeróbica moderada (como caminhada, andar rápido ou de bicicleta em terreno plano), cinco dias por semana.

    Se você tem um estilo de vida agitado e não sabe ao certo como manter seu coração saudável com exercícios, não se preocupe, existem muitas maneiras de encaixar atividades em sua semana. Pense em ir de bicicleta ou a pé para o trabalho, use o seu horário de almoço para um pouco de exercício extra ou tente fazer uma ou duas sessões de exercícios de 10 minutos no início ou no final do dia. Aulas em grupo estão disponíveis para todos os tipos de esporte, desde grupos de corrida e caminhada a hidroginástica, basta escolher um hobby que você realmente gosta e em breve você ficará ansioso para iniciar seu treino. E lembre-se de que a orientação de um profissional especializado é essencial para a prática de exercícios.

  2. Substitua a gordura saturada pela gordura insaturada em sua alimentação.

    A gordura é um nutriente essencial na alimentação, mas o tipo de gordura que você consome pode afetar os níveis de colesterol, que por sua vez podem afetar a saúde do coração. Trocar gorduras saturadas por gorduras insaturadas na alimentação tem se mostrado benéfico para reduzir o risco de doenças cardiovasculares*.

    Ao fazer compras, leia os rótulos dos alimentos para saber a quantidade de cada tipo gordura na sua alimentação, priorizando aqueles que tenham um teor de gorduras saturadas menor, e substituindo por aqueles que tenham um teor maior de insaturadas, como é o caso de cremes vegetais, por exemplo.

  3. Mantenha um peso adequado.

    Sobrepeso ou obesidade aumentam o risco de ter um nível de colesterol “ruim” (LDL-colesterol) elevado e um nível baixo de colesterol “bom” (HDL-colesterol). Uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos é a chave para um coração saudável. Confira os artigos sobre exercícios do nosso site, para inspirar-se.

  4. Consuma quantidades adequadas de sal.

    Para ter um coração saudável, fique atento às quantidades de sal consumidas. Evite colocar sal nos alimentos, tire o saleiro da mesa e verifique o rótulo de tudo o que você comprar, para fazer escolhas conscientes.

  5. Adicione fitoesteróis em seu dia.

    Os fitoesteróis têm se mostrado eficazes para baixar o colesterol LDL, ajudando a diminuir a absorção do colesterol. O consumo diário de 1,6g de fitoesteróis (o que equivale a 2 colheres de sopa ou 20g de Becel Pro-Activ) pode baixar o colesterol em até 15% em 3 semanas, se consumidos como parte de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

  6. Pare de fumar.

    Parar de fumar traz diversos benefícios para a sua saúde, além de ser algo que faz bem para o coração. Manter a motivação não deve ser um desafio. Para ajudar a facilitar o processo, pense em fazer isso com um amigo ou faça parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo para parar de fumar do Ministério da Saúde. Seu médico pode indicar os recursos disponíveis para ajudá-lo.

    Ele também pode ajudar a mostrar a você o que desencadeia o desejo de fumar. Seja o estresse ou apenas ver os outros fumando, reconhecer os fatores pode ajudá-lo a evitar situações em que você poderia se encontrar propenso a fumar.

  7. Inclua peixe no seu cardápio.

    Tente comer peixe duas vezes por semana. Salmão, truta, arenque, cavalinha, atum e sardinha são peixes que contém ômega 3, que contribui para a saúde do coração. Para inspirá-lo, aqui no site da Pro-Activ você encontra muitas receitas saborosas de bons alimentos para o coração: linguado com maracujá, cubos de peixe com legumes, mix de peixe com brócolis e molho de manjericão, e muitas outras opções.

  8. Tenha uma alimentação balanceada.

    De certo modo, você é o que você come, e os alimentos que você consome exercem impacto sobre sua saúde. Certifique-se de incluir em sua alimentação as cinco porções do dia de frutas e legumes, grãos integrais e variar os alimentos, para ampliar os tipos de nutrientes consumidos. Para saber mais sobre o que é uma alimentação equilibrada e como fazer escolhas para manter a saúde do coração, leia nosso artigo aqui.

  9. Reduza o consumo de álcool.

    Ouvimos conselhos conflitantes sobre o álcool e seus efeitos para o coração, mas o fundamental é que, se beber, beba com moderação. E consulte sempre a recomendação de um profissional de saúde.

  10. Menos estresse.

    Tente tirar um tempo para relaxar e limpar sua mente diariamente, ou tenha um hobby que deixe você tranquilo. Caminhar, nadar, praticar yoga, arte ou meditação são boas opções.

Se você quiser saber o que faz bem para o coração, as dicas acima são um ótimo ponto de partida. É sempre bom consultar um médico, pois você pode se surpreender com a variedade de ajuda e aconselhamento disponível sobre tudo, desde alimentação até álcool e cigarro. Corações saudáveis são importantes e nunca é tarde demais para começar a cuidar do seu, então, por que não fazer uma mudança hoje mesmo?

*O colesterol alto é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Existem muitos fatores de risco para doenças cardíacas, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

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