10 coisas para ajudá-lo a dormir

10 coisas para ajudá-lo a dormir

Uma boa noite de sono é uma parte importante de qualquer estilo de vida saudável, ajudando você a se sentir revigorado e pronto para enfrentar tudo que aparecer durante o dia. Este artigo apresentará 10 dicas simples que o ajudarão a dormir melhor, desde resistir à tentação de usar o computador à noite até fazer com que seu corpo esteja na temperatura exata para uma ótima qualidade de sono.

10 maneiras de ajudar você a dormir melhor à noite

1. Estabeleça uma rotina. Determine um horário específico tanto para se levantar pela manhã como para ir para a cama à noite. Embora seja tentador continuar apertando o botão de soneca do seu despertador, seguir uma rotina fará com que você se acostume a dormir todas as noites por volta do mesmo horário.

2. Tome um banho. Um banho morno, não muito quente, pode ajudar você a relaxar e aquecer o corpo para dormir melhor. Uma outra dica é manter alguns lençóis por perto enquanto você dorme, para que você possa facilmente manter uma temperatura ideal para adormecer.

3. Faça exercícios. Fazer um leve alongamento antes de dormir ajudará você a acalmar e relaxar para ter um sono saudável. Pelo menos 150 minutos de exercícios dinâmicos durante a semana (por exemplo, 30 minutos ao dia por cinco dias) e alongamentos à noite são ótimas formas de ajudar você dormir bem, além de fazer com que você se sinta mais produtivo e ativo durante o dia. Mas lembre-se de não fazer exercícios intensos antes de dormir, pois isso pode fazer com que você tenha mais dificuldade para relaxar, então, faça alongamentos lentos e suaves.

4. Diminua a intensidade das luzes. Tente evitar luzes fortes algumas horas antes de dormir. Uma das formas mais simples de ajudá-lo a dormir melhor é evitar a “luz azul” dos telefones e laptops, que pode mantê-lo acordado e interferir em seu relógio biológico.

5. Corte a cafeína próximo ao horário do sono. Pode parecer um sacrifício reduzir seu consumo diário de cafeína, mas optar por chá ou café descafeinado após o almoço ajudará você a desacelerar quando chegar a hora de dormir.

6. Tenha um ritual. Seja passar seu hidratante favorito, ler um livro por 20 minutos ou tomar uma xícara de chá de ervas, escolher um ritual noturno para se livrar do estresse do dia é uma das formas mais simples para ter uma boa noite de sono. Confira nosso artigo sobre controle do estresse aqui para ter algumas ideias.

7. Fique confortável. Pesquise as diferentes opções de colchão disponíveis para encontrar o ideal para você, e se for possível, experimente. Um bom colchão pode melhorar sua postura enquanto dorme e ajudar a dormir tranquilamente. Cada um tem suas preferências, portanto, se você gosta de um colchão realmente firme enquanto sua outra metade prefere um macio, você pode experimentar uma opção mista. Essa opção combina dois colchões com diferentes níveis de maciez, deixando todos satisfeitos!

8. Ouça sons contínuos. Isso pode não parecer intuitivo, mas ouvir um som regular constante pode ajudar você a esvaziar a mente. Ouvir um CD com som de ondas a uma música clássica pode ajudar você a dormir melhor.

9. Anote suas preocupações. Quando as preocupações não deixam você dormir, geralmente exteriorizá-las pode ajudar, seja com uma simples lista de coisas a fazer ou escrevendo em um diário e chegando ao fundo do que exatamente está incomodando. Deixe suas ansiedades no papel, sabendo que você planejou como lidar com elas no dia seguinte.

10. Escolha refeições leves para o jantar. Uma refeição completa antes de dormir pode impedi-lo de pegar no sono com facilidade, por isso, opte por refeições leves à noite. Mais uma dica simples para dormir melhor à noite é evitar beber em excesso, pois o álcool também pode perturbar o seu descanso noturno.

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