Como começar... Corrida para iniciantes

Como começar... Corrida para iniciantes

Um estilo de vida saudável está associado a cuidar de seu corpo, da cabeça aos pés, e uma ótima maneira de conseguir isso é praticando mais exercícios. A atividade física pode ajudar a manter um estilo de vida saudável, importante para manter níveis adequados de colesterol no sangue e a saúde do coração como um todo.

A corrida, em particular, tem inúmeros benefícios, oferecendo uma oportunidade para o controle do estresse, respirar ar fresco e a liberdade de escolher o seu próprio treino diário, superando seus limites a cada dia. Não é necessário ter muitos equipamentos e você pode praticá-la em praticamente qualquer lugar. Para correr, você só precisa de bons tênis de corrida e roupas confortáveis. Este guia, o primeiro de uma série sobre experimentar novos hobbies para um estilo de vida saudável, compartilha dicas para começar a correr e ensina como correr corretamente.

10 dicas para começar a correr:

  1. Corra com um amigo: Correr junto com um amigo é uma ótima maneira de se manter motivado. Escolha alguém mais experiente para que ele possa dar dicas de como começar a correr e, também, sobre como correr corretamente. Se possível, também encontre alguém em um nível de treino semelhante ao seu. Caso contrário, o que pode acabar acontecendo é que vocês vão acabar não correndo juntos por muito tempo!
  2. Como alternativa, junte-se a um grupo de corrida para iniciantes. Estes grupos são geralmente compostos por pessoas com todos os tipos de capacidades, então eles têm todas as informações sobre o treino para começar a correr. Eles também podem ajudá-lo a encontrar outros corredores na sua região, facilitando fazer novos amigos que compartilham seu interesse por exercícios.
  3. Encontre um bom podcast sobre corridas: Existem muitos programas de corrida disponíveis (gratuitamente!) que podem dar um empurrãozinho. Ouça enquanto você corre e você aprenderá sobre “intervalos” e bons pontos de descanso. Existem muitos podcasts diferentes que explicam aos iniciantes como começar a correr e como correr corretamente. Faça uma pesquisa on-line para encontrar um que se adapte às suas necessidades.
  4. Tênis adequados: Esta é uma obrigação para proteger seus pés e tornozelos. Embora você possa não querer comprar um novo par de tênis, assim que você começar a correr, vale a pena, pelo menos, verificar como estão os seus tênis atuais, pois eles podem impactar na qualidade da corrida e na sua saúde, durante os treinos.
  5. Ouça música: A trilha sonora motivacional é uma excelente alternativa aos podcasts sobre corrida. Ouvir músicas animadas manterá sua energia lá em cima e o ajudará a aproveitar a corrida um pouco mais. Faça uma lista de reprodução com todas as suas músicas favoritas.
  6. Procure um local interessante para correr: Isso pode realmente mantê-lo envolvido com o seu hobby muito tempo depois de começar a correr. Um cenário bonito, como um parque, campo ou até mesmo uma rota interessante na cidade, geralmente está disponível em algum lugar perto de você, mesmo que demore um pouco para encontrar. Ele pode fazer toda a diferença na forma como você se sente com relação ao seu treino. Mude seu trajeto regularmente para manter o exercício interessante. Ou, se preferir correr em uma esteira ou em uma academia, capriche na música que está ouvindo!
  7. Planeje: Isto é importante por muitos motivos. Uma rota planejada pode ajudá-lo a acompanhar o seu progresso e evitar a exaustão no meio do caminho da sua corrida. Além disso, quando você compara as primeiras corridas com aquelas feitas depois, os trajetos mais longos podem dar um enorme sentimento de satisfação pela distância percorrida.
  8. Cuide-se: Faça um aquecimento com alongamento dinâmico antes de correr e beba água antes, durante e depois. Você também precisa de energia para o exercício, então tenha uma boa noite de sono e faça refeições equilibradas para alimentar o seu treino. O acompanhamento de um médico antes de iniciar a corrida é fundamental, assim como a orientação de um professor para a prática de exercícios segura e com melhoria de desempenho.
  9. Meça e registre: Tudo o que medimos fica registrado, e em corrida isso não é exceção. Tenha um gráfico, faça uma lista e anote essas estatísticas essenciais! Assim que você alcançar suas metas, comemore. Pense em algo que você realmente quer, como ingressos para um evento, um show ou um novo par de tênis e vá buscá-los!
  10. Compartilhe seu sucesso: Existem muitos aplicativos disponíveis que fazem corridas sociais, compartilhando suas realizações on-line. Se você luta com a motivação, os aplicativos podem ajudá-lo a conseguir um incentivo dos amigos e a incentivar outros corredores também!
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