Como começar... Ciclismo para iniciantes

Como começar... Corrida para iniciantes

Ciclismo é um ótimo exercício, particularmente indicado para aqueles que estão tentando manter um coração saudável. Andar de bicicleta pode ser uma ótima maneira de acrescentar variedade e diversão a seus exercícios. Além disso, ajuda a manter um peso adequado, o que também é importante para a saúde do coração, pois níveis elevados de colesterol são um dos fatores de risco de doenças cardíacas*. Então, busque hoje mesmo um treino para começar a andar de bicicleta!

Pode ser difícil saber por onde começar se você é novo nessa atividade. Onde ir, o equipamento necessário e como se manter motivado são desafios comuns. Para ajudar você a pegar sua bike e começar a sair por aí, reunimos aqui algumas dicas de ciclismo para iniciantes.

Confira também outras formas de exercício em nossos guias úteis! Se você está procurando o melhor programa flexível de exercícios, temos conselhos para iniciantes sobre como começar a correr, treinos de 10 minutos que cabem na sua agenda, além de dicas sobre alongamento para você poder começar.

Dicas para ciclistas iniciantes

Equipamento

O ciclismo é perfeito para as pessoas que estão começando um novo programa de exercícios, pois não exige um grande investimento inicial: tudo que você precisa é de uma bicicleta, algumas sinalizações e um capacete.

A bicicleta em si não precisa ser extravagante, existem bicicletas para iniciantes. Se você não tiver uma, escolha o tipo de ciclismo que você gostaria de praticar antes de comprar a sua. Bicicletas de estrada ou para a cidade são as melhores para o ciclismo urbano em ciclovias ou no asfalto, enquanto as mountain bikes são a melhor escolha se você estiver pensando em fazer trilhas. Se você planeja praticar as duas modalidades, existem também muitas opções de bicicletas híbridas.

O fator mais importante que deve ser considerado antes de começar qualquer tipo de ciclismo é escolher um bom equipamento de segurança: um capacete bem ajustado e a sinalização são fundamentais. Uma jaqueta de alta visibilidade também é recomendada se você vai praticar em áreas urbanas.

Embora existam muitos produtos para ciclismo no mercado (kits de reparo, cestas, acessórios especiais), certifique-se de que este é o exercício que você quer antes de investir muito. A melhor maneira de fazer isso é simplesmente começando a pedalar!

O local adequado para começar a pedalar

Se você não vai de bicicleta para o trabalho, você pode (para começar) procurar rotas de lazer. Em primeiro lugar, uma das dicas para ciclistas é escolher algum lugar próximo à sua casa. Um mapa, on-line ou normal, pode ajudá-lo a planejar um circuito que leva de volta ao ponto de partida. Pode ser que você tenha visto ciclistas em locais onde não passam veículos. Muitas vezes estes atalhos são realmente úteis ou caminhos com paisagens particularmente bonitas.

Considere as opções de asfalto e trilha, já que ambas têm as suas vantagens e você pode conseguir um ótimo treino com elas. As trilhas podem ser muito pitorescas com muito mais variação do terreno, além de uma ótima maneira de evitar os perigos do tráfego. No asfalto, você terá um passeio muito mais suave, além de evitar a experiência potencialmente enlameada das trilhas.

Para obter mais conselhos e dicas de ciclismo para iniciantes, confira os planejadores de roteiros on-line que podem fornecer automaticamente opções locais e ajudar a calcular a distância ou calorias queimadas.

O ciclismo para iniciantes com motivação

Uma das melhores formas de se manter motivado ao iniciar uma nova atividade é praticá-la com outras pessoas. O ciclismo pode ser excelente como um esporte social, tanto com amigos como com familiares. Por que não se juntar a um clube de ciclismo na sua região? A maioria das cidades têm um grupo e muitas vezes são bons para aconselhar sobre como começar o ciclismo como exercício. Além dos outros membros do grupo darem muitas dicas para ciclistas iniciantes, eles também são boas companhias para conversar depois de pedalar.

Muitos clubes também organizam viagens de bicicleta para os membros. Estas são excelentes maneiras de se divertir e ao mesmo tempo manter a saúde. Você ficará sempre de bom humor, pois o ciclismo proporciona uma boa dose de endorfina e você, certamente, também encontrará novos amigos.

Ao começar no ciclismo, lembre-se de observar as normas de segurança e mantenha-se motivado. Como meta, tente sair duas e três vezes por semana. Isto não é muito difícil e pode ser sua primeira atividade pela manhã para já se livrar dela, já que se torna uma revigorante ida ao trabalho matinal.

Sempre que você começar a pedalar, seja onde for, lembre-se de se divertir(e de consultar um médico antes de começar a praticar exercícios). Andar de bicicleta é uma ótima forma de exercício cardiovascular, seu coração vai agradecer por isso!

*O colesterol alto é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Existem muitos fatores de risco para doenças cardíacas, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

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