Como aliviar o estresse: 10 atividades divertidas e relaxantes

Como aliviar o estresse: 10 atividades divertidas e relaxantes

Todos passam por períodos de estresse em algum momento e, a curto prazo, ele pode ajudar a nos manter motivados, cumprindo responsabilidades importantes. Entretanto, muito estresse pode colocá-lo sob pressão física e mental, levando a mecanismos de fuga prejudiciais à saúde, como fumar ou consumir álcool em excesso, o que pode afetar a saúde do coração.

Dicas de como reduzir o estresse

Para reduzir o estresse, fornecemos técnicas rápidas que você pode colocar em prática hoje mesmo. Experimente estas dicas simples para reduzir o estresse e encontrar o equilíbrio novamente, sem tomar muito tempo de sua agenda lotada. Em casos mais importantes, consultar um profissional de saúde pode ajudar!

10 maneiras de diminuir os momentos de estresse:

  1. Respire fundo:Se a sua respiração está rápida e curta, coloque a mão sobre seu peito e observe como ela se movimenta. Concentre-se em fazer com que sua mão se mova de forma mais lenta e regular. Quando estiver buscando boas maneiras de diminuir o estresse, contar suas respirações ou até mesmo encher e esvaziar um balão também são ótimas opções.
  2. Experimente uma massagem: Não há nada melhor do que uma massagem completa para diminuir o estresse, mas para uma solução rápida, feche os olhos e massageie lentamente sua testa, usando os polegares para fazer pequenos círculos. Use os dedos para massagear seus ombros e pescoço, pois essa é uma excelente forma de diminuir a tensão quando estiver sentado em frente a uma mesa.
  3. Estimule sua criatividade: Solte seu lado criativo por alguns minutos e desenhe livremente em um pedaço de papel. Se tiver um pouco mais de tempo, fazer aulas de desenho ou pintura também são ótimas maneiras de diminuir o estresse.
  4. Sinta um perfume agradável: Isso funciona especialmente se você responde bem a aromas, mas todos nós nos sentimos mais relaxados quando sentimos o cheiro de grama cortada ou de biscoitos assando no forno. Sentir o aroma de flores ou de seu perfume favorito são ótimas maneiras de diminuir o estresse e trazê-lo para o momento presente.
  5. Converse: Simplesmente perguntar a alguém sobre seu dia e acalmar-se para ouvir a resposta pode ser uma ótima forma de diminuir o estresse. As interações sociais também podem ajudá-lo a se sentir menos isolado, o que geralmente é um aspecto fundamental de experiências estressantes. Não há dúvida de que escolher alguém para ouvir seus problemas pode ajudar ainda mais!
  6. Faça um pouco de Tai Chi: Há um exercício de Tai Chi muito interessante chamado “Abraçar o Tigre”. Para fazê-lo, abra seus braços o máximo que puder, em seguida, aproxime suas mãos de seu estômago até que as palmas das mãos se toquem.
  7. Tome uma xícara de chá: Uma forma muito apreciada e fácil de diminuir o estresse, o ritual de preparar um chá pode ajudá-lo a se acalmar imediatamente. Concentre-se em suas ações e respire o vapor de sua caneca lentamente.
  8. Abrace alguém: Pessoas que acabaram de ser abraçadas geralmente se encontram muito mais calmas para lidar com situações emocionais do que aquelas que não tiveram nenhum contato físico, então abrace alguém para começar bem o seu dia.
  9. Olhe: Você pode achar que é apenas adiar as coisas, mas olhar fotos de animais fofinhos ou de paisagens que você gosta pode, de fato, melhorar seu humor. Elas também podem fazer com que você esqueça o problema por alguns instantes e volte para ele mais tranquilo.
  10. Sorria: Para melhorar o seu humor, sorrir pode diminuir sentimentos estressantes e ainda contagiar todos ao seu redor!

Dicas e estratégias de como reduzir o estresse a longo prazo

Controlar o estresse significa ser capaz de se acalmar, relaxar e lidar com o estresse de forma sensata, ao invés de fugir de situações desafiadoras com atitudes momentâneas ou improdutivas.

10 dicas de como reduzir o estresse que ajudarão você a relaxar a longo prazo:

  1. Faça uma caminhada: Excelente tanto para o corpo quanto para a mente, caminhar é uma forma de relaxar. Mesmo uma rápida caminhada pelo quarteirão na hora do almoço pode ser revigorante. Funciona particularmente se você conseguir encontrar um local com muito verde: árvores e arbustos compõem um cenário calmante. Se você não sabe por onde começar, existem diversas ferramentas para ajudá-lo a encontrar trajetos para caminhar na cidade e no campo, como o próprio Waze® do seu celular, ou apps como o “Locus” ou o “Runastic”.
  2. Tome um banho: Uma opção simples e relaxante ao final de um dia difícil. Além da água nos acalmar, um momento sozinho nos dá espaço para analisar nossos pensamentos.
  3. Desafie-se: Embora controlar o estresse possa parecer difícil em alguns momentos, encontrar algo estimulante e desafiador pode ser, de fato, uma excelente maneira de esquecer suas preocupações. Se uma parte de seu dia é estressante, evite que ela seja o centro de seus pensamentos dedicando seu tempo para algo que realmente envolve você, como uma arte, preparar uma refeição balanceada ou praticar um esporte. Tente pensar em um novo projeto que talvez esteja um pouco fora de sua zona de conforto.
  4. Ioga: As pessoas geralmente consideram a ioga como uma ótima atividade para ajudar a diminuir o estresse, direcionando a atenção para o corpo e a mente, ao invés do que está ao seu redor. Experimente uma aula, podcast ou vídeo on-line para começar.
  5. Ajude alguém: Direcionar sua atenção para outra pessoa é uma ótima forma de se sentir melhor. Pense em um amigo ou parente que está passando por um momento difícil, ou procure oportunidades próximas a você para ser um voluntário.
  6. Faça exercícios: Um bom treino pode ser uma excelente maneira de relaxar depois de um dia frustrante, preparando você para uma boa noite de sono. Esportes coletivos são uma ótima maneira de relaxar, combinando exercícios e socialização. Encontrar seu esporte favorito e uma equipe para participar são uma motivação extra para sair de casa e relaxar enquanto se exercita.
  7. Identifique o que você sente: Embora possa parecer estranho, isso pode ajudar muito. Identificar o que você sente e descrever as emoções para si mesmo ajuda a lidar com elas mais facilmente.
  8. Reserve um tempo para se desconectar das redes sociais e dos meios eletrônicos: Embora eles possam ajudar a descontrair em um primeiro momento, se desconectar também pode ajudar a relaxar. Evite estes sites e aplicativos quando estiver aborrecido e aprecie um momento de silêncio.
  9. Ouça sua música favorita: A música sempre esteve associada ao relaxamento e geralmente é a forma mais rápida de melhorar seu humor ao final de um dia difícil. Deixe uma seleção pronta para ouvir sempre que precisar se sentir melhor.

Estas são apenas algumas dicas rápidas para controlar o estresse. Cuidar de si mesmo está muito além de uma alimentação balanceada e exercícios. É importante proporcionar a si mesmo oportunidades de relaxar e restabelecer seu equilíbrio. Torne o relaxamento sua prioridade hoje mesmo! E sempre que for começar a prática de exercícios, busque orientação profissional especializada.

TOP