O que é a fibra?

O que é a fibra?

Encontrada principalmente em alimentos vegetais, a fibra é um carboidrato complexo com um importante papel em qualquer alimentação balanceada.

No entanto, dados do IBGE indicam que os brasileiros estavam comendo apenas 17 g de alimentos com fibras por dia em 2009, o que significa cerca de 30% menos do que o mínimo recomendado.

Então, o que são fibras e por que devemos ingeri-las em maior quantidade?

Por que precisamos de fibras?

Como mencionado anteriormente, a fibra é um carboidrato complexo. Quando comparado a outros tipos de carboidrato, a fibra tem um baixo valor calórico. A maneira como a fibra se comporta quando ingerida que a torna importante para uma alimentação saudável.

  • As fibras solúveis podem ser digeridas, e podem ter diversas ações no organismo, como lentificar a absorção de açúcares e gorduras, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino.
  • As fibras insolúveis não podem ser digeridas. Muitas vezes chamada de “volumosas”, elas ajudam outros alimentos a se moverem pelo sistema digestivo e aceleram o trânsito intestinal.

Ao ingerir alimentos com fibras, é importante beber muita água também. E outra dica importante é aumentar a ingestão de fibras aos poucos, para evitar a sensação de inchaço.

Para que servem as fibras?

A beta-glucana, uma espécie de fibra encontrada na aveia e cevada, ajuda a diminuir a absorção do colesterol. A ingestão diária de 3 g dessa fibra, como parte de uma alimentação equilibrada, é a quantidade necessária para isso acontecer*.

Onde encontrar fibras?

Frutas, legumes, castanhas, sementes, grãos e leguminosas – são fontes de fibras – principalmente quando consumidos in natura e com casca, no caso dos vegetais, e as versões menos refinadas no caso dos grãos. Elas não são encontradas em nenhum tipo de carne ou derivados do leite, embora estes alimentos tenham outros papéis importantes em uma alimentação saudável.

Alimentos com fibras solúveis incluem:

  • Aveia e outros cereais como cevada.
  • Frutas, como maçã e pera
  • Leguminosas, como o feijão e a lentilha.
  • Raízes, como a cenoura.

Alimentos com fibras insolúveis incluem:

  • Cereais e pães integrais.
  • Farelo de trigo.

Fibras e colesterol: Dicas de alimentação para experimentar

Se você está interessado em controlar seus níveis de colesterol, aqui estão algumas maneiras de aumentar a sua ingestão de fibras e desfrutar do creme vegetal Becel Pro-Activ, que contém fitoesteróis**.

  • Misture aveia ou muesli com leite desnatado e frutas picadas ou secas e uma pitada de castanhas e sementes.
  • Faça sanduíches ou torradas com aveia ou pão integral e, em seguida, passe nosso creme vegetal e seu recheio favorito, que seja nutricionalmente equilibrado. Nossas receitas de lanche e sanduíche podem inspirar você!
  • Misture um pouco do creme vegetal Becel Pro-Activ com arroz, orégano, salsinha e castanha-de-cajú e prepare um delicioso arroz de forno com castanhas!

Precisa de mais inspiração? Confira aqui outras receitas balanceadas.

*O colesterol alto é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Existem muitos fatores de risco para doenças cardíacas, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

** O consumo diário de 1,6g de fitoesteróis pode baixar o colesterol em até 15% em 3 semanas, se consumidos como parte de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Os resultados individuais podem variar.

1,6 gramas de fitoesteróis: 20 gramas de Becel Pro-Activ (duas colheres de sopa)

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