O que é o colesterol? Uma definição

O que é o colesterol?

Se você está interessado em saber o que é colesterol, você veio ao lugar certo. Com a definição e explicação sobre o que é colesterol alto, seus sintomas, e até dicas úteis sobre alimentação e estilo de vida, o site Pro-Activ foi desenvolvido para oferecer a você muitas informações e recursos úteis para manter seu colesterol normal*. Aqui você pode encontrar como fazer mudanças positivas na sua alimentação. Então, o que é colesterol?

Uma definição simples sobre colesterol

O colesterol é um tipo de gordura que está presente naturalmente no corpo. Ele desempenha um papel vital no modo como cada célula funciona, mas o excesso de colesterol no sangue é um dos fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Existem muitos fatores de risco para estas doenças e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

Colesterol HDL e colesterol LDL: qual a diferença?

O colesterol está presente em todo o corpo em moléculas chamadas lipoproteínas. Existem dois tipos que são muito importantes, especialmente se considerarmos que um tipo de colesterol é denominado bom (conhecido como HDL) e outro ruim (o colesterol LDL).

  • O colesterol LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade), é geralmente chamado de "colesterol ruim", pois contém uma quantidade relativamente elevada de colesterol que pode se acumular nas paredes arteriais.
  • O colesterol HDL (Lipoproteína de Alta Densidade) é capaz de remover e transportar o colesterol das artérias e levá-lo para o fígado, onde é eliminado, por isso é chamado de "colesterol bom".

LDL ótimo: ‹100mg/dl e desejável entre 100 e 129mg/dl.

LDL: ‹130mg/dL é considerado baixo; ‹100mg/dL é intermediário e ‹70mg/dL é considerado alto. 

HDL deve ser de, no mínimo, 40mg/dL. 

O colesterol LDL elevado é amplamente conhecido por ser um dos fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Existem muitos fatores de risco para  estas doenças e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

Seu nível de colesterol é medido por meio um exame de sangue, que pode ser realizado pelo seu médico ou por um enfermeiro. Dependendo do tipo de exame, os resultados indicam não apenas a quantidade total, mas também as quantidades de LDL- colesterol e HDL- colesterol no seu sangue. Embora o ideal seja manter o total geral de colesterol baixo, a proporção de HDL no colesterol total também é importante, pois o colesterol HDL exerce uma função diferente do colesterol LDL.

Como baixar os níveis de colesterol LDL e aumentar os níveis de colesterol HDL

Sempre consulte um médico para interpretar os resultados do teste e para que ele faça as recomendações necessárias para te ajudar a manter os níveis de colesterol adequados. A boa notícia é que existem algumas medidas que você pode adotar para ajudar a reduzir o colesterol LDL.

Embora alguns dos motivos que levam as pessoas a desenvolverem um nível de colesterol elevado estejam fora de nosso controle (como idade e gênero), existem diversos fatores que nós mesmos podemos cuidar. Provavelmente, seu médico e nutricionista farão diversas recomendações sobre mudanças na sua alimentação e no seu estilo de vida.

Diminuir o consumo de gordura saturada e de gordura trans substituindo-as por gorduras insaturadas e ingerir alimentos que contêm fitoesteróis para reduzir o colesterol são dicas para uma alimentação equilibrada que ajudam a controlar o colesterol. Para mais informações sobre como baixar o colesterol, acesse nosso artigo completo aqui.

Colesterol LDL e sua alimentação

  • Uma das maneiras mais eficazes de baixar o colesterol LDL alto é reduzir a ingestão de gorduras saturadas e ácidos graxos trans substituindo-os por gorduras insaturadas*.
  • Uma alimentação balanceada e variada também é importante. Existem comprovações de que as fibras encontradas na aveia e na cevada ajudam a baixar o colesterol. Neste site, também desenvolvemos algumas ótimas ideias de receitas para ajudar você a começar sua alimentação saudável.
  • Limitar o consumo de álcool (e parar de fumar).
  • Outra opção é introduzir alimentos enriquecidos com fitoesteróis na sua alimentação. Becel Pro-Activ contém este ingrediente, que é naturalmente presente em alguns tipos de alimentos e que ajuda a reduzir a absorção de colesterol**.

O consumo diário de 1,6g de fitoesteróis pode baixar o colesterol em até 15% em 3 semanas, se consumidos como parte de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Os resultados individuais podem variar***.

Se você deseja manter seu corpo saudável, é importante reconhecer o impacto que as escolhas de sua alimentação e de seu estilo de vida podem ter sobre os níveis de colesterol. Clique nos links para saber mais sobre como baixar o colesterol ou ir direto explorar nossas receitas e dicas de estilo de vida saudáveis.

* O colesterol alto é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Existem muitos fatores de risco para doenças cardíacas, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

** Este conteúdo não substitui acompanhamento de um profissional de saúde. Para acompanhamento individual e orientações sobre alimentação, consulte um médico e nutricionista.

*** 1,6 gramas de fitoesteróis: 20 gramas de Becel Pro-Activ (duas colheres de sopa).

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