Consumo da quantidade correta

Consumo da quantidade recomendada

Consumo da quantidade correta


As principais recomendações nutricionais para casos de hipercolesterolemia são da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Fitoesteróis são encontrados em alimentos comuns, como frutas e vegetais, óleos vegetais, oleaginosas e grãos. 34,35

O creme vegetal Becel Pro-Activ ajuda as pessoas as consumirem a quantidade diária necessária para reduzir o colesterol, de uma maneira que pode ser facilmente incorporada em sua alimentação.

Como consumir a quantidade recomendada

Estes alimentos contêm também outros benefícios nutricionais e devem ser incluídos em uma alimentação balanceada.

Gráfico adaptado de Norman, L. et al, Eur J Nur, 1999xx, Norman, L. et al, J Food Comp Analysis, 2002xx, Wahlrauch, J. e Gardner, JM. JAmDietAssoci, 1978xx.

A ingestão diária recomendada de fitoesteróis é 1,6g, ou seja, duas colheres de sopa do creme vegetal Becel Pro-Activ (20g).

O consumo de mais de 3g de fitoesteróis por dia não traz benefícios adicionais à redução do colesterol, sendo, portanto, não recomendado.

O creme vegetal Becel Pro-Activ contém informações claras na embalagem quanto ao tamanho da porção, de modo a ajudar seus pacientes a consumirem a quantidade recomendada.

Para ingerir a quantidade recomendada diária de fitoesteróis, consuma as seguintes quantidades do creme Becel Pro-Activ:

  • Café da manhã: passe uma ou duas porções de creme vegetal Becel Pro-Activ em uma fatia de pão de forma, pão francês ou torrada.
  • Almoço: utilize o creme vegetal Becel Pro-Activ no preparo de sanduíches, passe no pão ou na torrada.
  • Jantar: substitua a manteiga ou óleo pelo creme vegetal Becel Pro-Activ no preparo de massas, arroz, batatas novas ou assadas e vegetais.

Alimentos enriquecidos com fitoesteróis reduzem consideravelmente o colesterol, sejam eles consumidos uma vez ao dia ou em diferentes momentos ao longo do dia61.

O creme vegetal Becel Pro-Activ deve ser consumido durante uma das três refeições do dia para obter-se os melhores resultados62,63. De maneira geral, o creme vegetal deve ser consumido como parte de uma alimentação balanceada, com muitas frutas e vegetais, aliados a hábitos saudáveis.

Quem deve consumir fitoesteróis?

Fitoesteróis foram objeto de diversas pesquisas e seu uso foi aprovado para a formulação de alimentos.

Eles são indicados especialmente para pessoas que têm colesterol elevado, mas também há benefícios reais para outros grupos da população. Pessoas que estejam tomando remédios para redução do colesterol devem consultar seu médico antes de começar a consumir fitoesteróis.

O painel de consenso da EAS estabelece que alimentos enriquecidos com fitoesteróis/fitoestanóis podem ser considerados40:

  • Para pacientes com altos níveis de colesterol que estejam correndo risco cardiovascular geral médio ou baixo e que não se qualifiquem para farmacoterapia.
  • Como complemento à farmacoterapia para pacientes com risco alto e muito alto que não consigam atingir os níveis de LDL-colesterol somente com a ingestão de medicamentos à base de estatinas ou pacientes que tenham intolerância a estatina.
  • Para adultos e crianças (acima de seis anos) com hipercolesterolemia familiar, de acordo com as diretrizes atuais.

Alimentos enriquecidos com fitoesteróis, como o creme vegetal Becel Pro-Activ, não interferem com o uso de insulina. Entretanto, pacientes com diabetes devem se consultar com um médico antes de consumirem fitoesteróis.

Fitoesteróis podem não ser adequados para gestantes ou lactantes e para crianças menores de cinco anos de idade.

Próximo
TOP