Saúde cardiovascular e colesterol

O papel dos fitoesteróis

Fatores de risco modificáveis

Mais de 50 estudos clínicos comprovaram que os fitoesteróis, como os contidos em Pro-Activ, podem reduzir significativamente o colesterol. A nossa biblioteca contém um resumo dos principais estudos relacionados aos fitoesteróis contidos em Becel Pro-Activ.

Becel Pro-Activ contém fitoesteróis, que reduzem o colesterol no sangue ao inibir parcialmente sua absorção no intestino.

Saiba mais sobre o modo de ação dos fitoesteróis.

Os fitoesteróis comprovadamente reduzem o colesterol no sangue em três semanas, quando aliados a uma alimentação equilibrada, que inclua bastante frutas e vegetais e um estilo de vida saudável33.

Fitoesteróis são substâncias vegetais encontradas em alimentos comuns, como frutas e vegetais, óleos vegetais, oleaginosas e grãos. Entretanto, não é possível que a quantidade diária recomendada de fitoesteróis necessária para a redução de colesterol seja ingerida apenas por meio do consumo desses tipos de alimentos34,35.

Fitoesteróis tem uma estrutura química similar à do colesterol36. Assim sendo, fitoesteróis impedem parcialmente a absorção de colesterol no intestino, acarretando na redução de LDL-colesterol no sangue.

Pesquisas demonstram também que fitoesteróis modestamente reduzem as triglicérides37.

A ingestão diária de 1,6 a 2 gramas por dia de fitoesteróis, ou seja, duas colheres de sopa do creme vegetal Becel Pro-Activ (20g), podem reduzir o LDL-colesterol em até 15% em três semanas, quando associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de DAC. Uma vez que DAC tem diversos fatores de risco, pode ser necessário que mais de um deles tenha de ser remediado de modo a reduzir o risco de desenvolvê-la.

Descubra mais sobre como incluir fitoesteróis em uma alimentação saudável

Fitoesteróis devem ser considerados junto com outras mudanças na alimentação e estilo de vida para os seguintes grupos de pessoas40:

  • Indivíduos com níveis de colesterol elevado
  • Indivíduos que estejam tomando remédios para redução do colesterol, como estatinas
  • Indivíduos com diabetes tipo 2
  • Indivíduos com Hipercolesterolemia Familiar

Próximo

TOP